O currículo vitae notadamente é a primeira impressão que o candidato deixa para uma empresa.
Logo, é responsável por chamar a atenção do seu perfil para os selecionadores das empresas interessadas.
Muitas pessoas têm a seguinte dúvida: existe um jeito certo de fazê-lo? Descubra essa e outras curiosidades, ao longo desta matéria.
Com o início do novo ano, as companhias oferecem mais oportunidades para quem deseja iniciar no mercado de trabalho, e com demanda para temporada de estagiários fincarem sua bandeira!
Essa é a oportunidade perfeita para quem busca a inserção ou recolocação no mercado.

Ter um bom currículo é realmente importante?
Digamos é a sua chance de entrar para o mercado, e seu CV diz muito sobre vocês!
Este, pode ser equiparado a etiqueta de quem se compromete às vagas disponíveis, pois mesmo sem te conhecer, o recrutador identifica algumas de suas habilidades e tem uma percepção de sua trajetória profissional, ou área de interesse se for seu primeiro emprego.
Seu principal objetivo é destacar as suas experiências se houverem, habilidades e aspirações propostas de uma forma mais diretamente ao ponto.
De acordo com uma pesquisa interna a PotencyRH, 62% dos entrevistados possuem dúvidas sobre como tornar o seu CV mais atraente, e olha que agora temos a IA para ajudar nesse quesito.
Para 18% o fator diz respeito a resumir suas principais qualificações. Por fim, 20% não sabem quais são as referências que deve considerar e destacarem no CV.

www.potencyrh.com.br
"A oportunidade está a sua frente!"
Ok, mas como estruturar um currículo corretamente?
Um currículo assertivo contém os requisitos necessários, demonstrando haver os conhecimentos na área proposta pelo recrutador.
Além disso, deve ser objetivo, sem deixá-lo muito extenso e cansativo, pois isso pode reduzir a sua visibilidade por conta de exageros.
Comenta Barbara Nogueira, diretora, career da Prime Talent, “as referências a sua trajetória são sempre bem vindas. Entretanto, foque em difundir elementos relacionados à área pretendida”.
Desse modo você economiza espaço na folha, e torna a leitura mais agradável e leve.
Embora o contratante esteja procurando, normalmente, pelo conteúdo, não se deve tratar o formato com desleixo, pois o selecionador precisa ser atraído tanto por ambos.
Ferramentas disponíveis gratuitamente de texto, como Word ou Google Docs, tem inúmeros modelos disponíveis para diferenciar o seu CV de outros candidatos.
Outros templates também podem ser encontrados gratuitamente pela Internet.
Conforme relata Vitor Santos, da equipe de seleção do Nube, “os recrutadores vão olhar, a princípio, a estrutura, como foi montado e se os elementos estão claros e fáceis de serem identificados".
Sobre a disposição do mesmo, é ideal estarem organizadas próximos a essa fórmula:
Dados Pessoais:
Colocados no início facilitam a identificação do candidato, não podem estar desatualizados, como número de telefone WhatsApp, e-mail.
Formato de E-mail:
Crie um e-mail profissional, com seu nome, sobrenome ou profissão.
Uma boa dica é criar um endereço de correio eletrônico próprio para esses interesses. Afinal, anexar algo como: josue_silva@email.com não passará uma boa impressão.
Objetivo:
Indique somente uma área de interesse. Caso queira se candidatar a oportunidades de setores diversos, é recomendável ter mais de um currículo com objetivos distintos, caso contrário deixará o recrutador com dúvidas sobre as suas intenções!
Qualificações:
Destaque no máximo quatro principais qualificações adquiridas em experiências de trabalho formais e informais. Suas inúmeras habilidades poderão ser demonstradas ao longo do processo seletivo.
Formação Acadêmica:
Ordene da sua atual ou última graduação para a primeira, obedecendo a sequência: curso, instituição de ensino, ano de conclusão ou ano de início e término.
Coloque nível técnico, ou ensino médio apenas quando for relacionado à formação atual ou área de interesse. O mesmo serve quando já tiver finalizado mais de uma graduação.
Experiências Profissionais:
Descreva suas experiências mencionando o nome da organização e quando atuou na mesma, e se nunca tenha tido, sugerimos o campo de atividades complementares para mencionar jobs eventual, e outros trabalhos voluntários, destaques acadêmicos e outras participações também podem impressionar sutilmente.
Atividades realizadas:
Descreva sua experiência de forma objetiva e clara.
Idiomas:
Detalhe seu nível de proficiência. Experiências de intercâmbio também são muito valorizadas, nada de rodeio nessa hora.
Formação Complementar:
Descreva os treinamentos e cursos concluídos, mas apenas aqueles com alguma relação de afinidade com a futura área de atuação, ou seja, para uma área de escritório creio falar de um curso de pães e vinhos parece ser inaprobriado, embora tenha ali registrado alguma intenção e interesse de participar.
Área tecnológica é super bem visto, como as habilidades ao domínio no pacote Office, Adobe, Power BI, Autocad, Python e demais softwares disponíveis e mais comumente utilizados.
Atividades Complementares:
Aproveite esse espaço para valorizar as coisas exercidas por você no meio acadêmico e social.
Finalizando, desejamos boa sorte!



www.potencyrh.com.br